5 motivos para Registrar Minha Marca
“Quais os motivos para registrar minha marca?”
Essa é uma pergunta muito frequente a quem está começando um empreendimento e, com certeza, muito pertinente. Quando se chega à fase de decidir qual será a marca do negócio, a pergunta que fica é: “Será que vale a pena buscar o registro?” ou “Por que registrar minha marca?”.
Afinal, você precisará investir tempo e recursos financeiros para conseguir o registro da marca. E é importante saber quais as vantagens que este processo pode te trazer.
Vamos listar, neste artigo, os principais direitos que você adquire ao obter o certificado de registro de sua marca. Além de citar alguns problemões que você vai evitar. Mas antes, é importante entender o que é uma marca e para que ela serve.
O que é uma marca?
De maneira direta, uma marca é um sinal (ou nome) que vai distinguir seu produto ou serviço de outros produtos/serviços similares oferecidos no mercado. É a forma através da qual o cliente vai estar certo de estar comprando o seu produto/serviço, com todas as características e qualidades que ele sempre encontrou e espera encontrar novamente a cada compra.
A vida certamente seria bem mais complicada se não houvessem marcas distinguindo produtos similares. Imagine você chegando ao supermercado, procurando por aquela cerveja deliciosa que experimentou na casa de um amigo no último fim-de-semana e encontrando prateleiras e prateleiras de garrafas idênticas, cuja única diferença seria o preço. Como escolher a cerveja certa? Tarefa difícil, hein?
Basicamente, sua marca permite ao consumidor identificar seu produto instantaneamente no meio de dezenas de concorrentes. Além disso, ela funciona como sua primeira porta voz junto ao cliente, transmitindo rapidamente todo o conceito da empresa (branding) através de detalhes como a tipografia escolhida e o design gráfico aplicado a ela.
O que eu ganho com o registro da minha marca?
1. Comece uma Rede de Franquias
Você já pode começar sua própria rede de franquias. Isso porque um dos primeiros requisitos para poder franquear um negócio é ter sua marca registrada, ou ao menos em processo de registro junto ao INPI.
2. Exclusividade de uso
Passa a ser sua a exclusividade de uso da marca, dentro da classe de produtos ou serviços, e a possibilidade de impedir o uso indevido por terceiros. Você terá respaldo legal para impedir que outras empresas do mesmo ramo utilizem a sua marca, ou alguma que possa induzir os consumidores a erro, podendo até chegar a vias judiciais a fim de evitar prejuízos materiais e morais à sua marca.
3. Segurança da marca
A proteção de um dos assets mais importantes de muito empreendimentos. Marcas como Coca-Cola e Apple valem bilhões de dólares. Em alguns casos, as marcas chegam a valer mais que todo o patrimônio físico das empresas (incluindo imóveis e equipamentos), pois possuem uma credibilidade tão grande junto ao mercado que qualquer produto que venha ancorado nessas marcas já é lançado com uma vantagem enorme frente aos concorrentes.
Claro que a construção da reputação da marca não vai surgir por milagre simplesmente por conta do registro. Ao contrário, vai depender de uma dedicação contínua relacionada a vários aspectos do seu negócio. Porém, todo seu esforço vai estar protegido e, caso seja do seu interesse, sua marca poderá ser licencia e até “vendida” a terceiros, conforme sua vontade.
4. Licenciar ou ceder sua marca
O direito de licenciar ou ceder sua marca e ganhar dinheiro com isso. Por exemplo, imagine que você criou um desenho animado que começou a fazer muito sucesso. Se você tiver o registro da marca, poderá licenciar para fabricantes de materiais escolares, roupas, jogos e etc., sendo remunerado a cada produto vendido.
Outro exemplo é o WhatsApp, vendido ao Facebook numa transação de bilhões de dólares. O gigante das redes sociais poderia criar seu próprio aplicativo de chat facilmente, talvez até com mais recursos que o WhatsApp oferecia, mas o reconhecimento que essa marca já possuía junto aos consumidores naquele momento era de valor inestimável para Mark Zuckerberg e companhia.
5. Tranquilidade
Tranquilidade. Isso porque o registro da marca é conferido a quem faz a solicitação antes ao INPI. É comum que certos termos entrem no imaginário popular e, de repente, vários empreendedores ao redor do Brasil escolherem aquele termo para servir de marca.
Conclusão
Acontece que uma vez conferido o primeiro registro de marca em determinada classe, os pedidos seguintes serão, muito provavelmente, negados. Ou seja, quem age tardiamente tem mais chance de se ver com problemas futuros. Seja por perder o direito de utilizar a marca não registrada, ou ainda de se ver como réu em algum processo judicial de utilização indevida de marca registrada.
Pode ter certeza que você vai querer ser o primeiro a entrar com o pedido de registro junto ao INPI.
Você já passou por esse momento de dúvida em sua jornada de empreendimento? Conte pra gente o que te motivou a registrar, ou não, sua marca nos comentários.
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