As dez marcas mais valiosas do Brasil em 2017
Você consegue adivinhar quais as dez marcas mais valiosas do Brasil em 2017? O Ranking BrandZ Brasil elegeu as 50 mais valiosas do país e abaixo você confere as dez primeiras colocadas:
10. Ypê ( $ 1,132 bilhões de dólares)
9. Natura ( $ 1,25 bilhões de dólares)
8. Bohemia ( $ 1,57 bilhões de dólares)
7. Sadia ( $ 1,88bilhões de dólares)
6. Antarctica ( $ 2,85 bilhões de dólares)
5. Globo ( $ 4,12 bilhões de dólares)
4. Itaú ( $ 4,35 bilhões de dólares)
3. Brahma ( $ 4,38 bilhões de dólares)
2. Bradesco ( $ 4,43 bilhões de dólares)
1. Skol ( $ 8,1 bilhões de dólares)
A marca Skol (avaliada em U$ 8,1 bilhões) mantém a liderança há 5 anos, seguida este ano pelo Bradesco, com quase metade do valor de mercado da primeira colocada da lista, U$ 4,4 bilhões.
Num cenário de crise como o atravessado pelo país nos últimos anos, pensar em crescimento parece ser contraditório, mas foi o que aconteceu com diversas marcas presentes no ranking. Mesmo com a economia em marcha lenta, algumas marcas conseguiram uma valorização altíssima entre 2016 e 2017, como foi o caso da Renner (17a posição) cuja avaliação este ano foi 168% maior que no ano anterior. O motivo para isso, segundo a empresa responsável pelas análises que alimentam o ranking – Kantar, diz respeito à construção da marca, uma premissa eficaz para combater momentos econômicos delicados.
Conclusão
O trabalho de fortalecimento de uma marca é contínuo. Imprimir na mente e no coração dos consumidores uma relação de confiança e credibilidade demanda atenção a cada detalhe, desde o primeiro contato até a entrega dos produtos ou serviços oferecidos. Cada vez mais importante atentar para a comunicação, que deve ser transparente e aberto ao diálogo.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes e sabem muito bem quando uma marca quer simplesmente “vender” ou está utilizando um discurso artificial. A construção da relação é um desafio para as empresas que muitas vezes tem que demonstrar de maneira clara seu posicionamento sobre questões sociais e culturais pertinentes e nem sempre fáceis de abordar.
Da mesma forma, proteger seus ativos para evitar a diluição de suas marcas registradas é outra tarefa que não pode ser negligenciada.
Toda empresa espera cair no gosto popular e ser conhecida por toda uma sociedade, mas há de se cuidar para não virar sinônimo de um setor de atuação sob o risco de ver seu valor de mercado cair, enquanto concorrentes crescem. Vamos tratar deste assunto pouco debatido mais profundamente em um post específico.
Enquanto isso diz pra gente, tem alguma marca nessa lista que estava fora do seu radar?
Deixe sua opinião ou pergunta