Cuidado com o Golpe do Boleto do INPI!
Você tem uma marca em processo de registro no INPI. De repente, recebeu pelos Correios um monte de boletos de cobrança. Cada um com um valor diferente, enviados por “entidades” com nomes pomposos como “Instituto”, “Biblioteca”, “Repositório” e etc., das Marcas?
Cuidado! Isso é um golpe! Não pague nenhum deles, e entre em contato com o profissional que você contratou para cuidar do seu processo.
Você não precisa ficar preocupado, pois o não pagamento desses boletos em nada vai impactar no seu processo de registro de marca. O que acontece nesses casos é que você vai simplesmente jogar dinheiro fora. Nada legal, né?
Infelizmente, existem uma série de empresas que se utilizam de má-fé para extrair dinheiro de quem está tentando registrar uma marca. Acontece que todo o processo de registro de marca é feito publicamente, através de publicações do INPI a fim de permitir que qualquer interessado possa intervir em processos que lhe sejam importantes.
Isso permite a aproveitadores (na falta de nome melhor) saber do andamento de processos. A partir daí, podem enviar cobranças indevidas, muitas vezes “mascaradas” de oficiais, a todos os proponentes que aparecem nas publicações. Eles se utilizam de termos que dão de oficial à cobrança como “entidade”, “INPI”, “acompanhamento”, “processo”, e tentam colocar pressão avisando que se o pagamento não for feito o processo pode ser cancelado. Grande mentira!
O pior é que muita gente acaba caindo, e enchendo o bolso desse grupo de golpistas. Acontece, às vezes, de o boleto chegar às mãos de recepcionalistas recém-contratados e proativos. O funcionário, na boa-fé, acaba pagando cinco boletos indevidos! Um baita prejuízo, muito difícil de ser revertido.
Evitando o Golpe do Boleto do INPI
A primeira coisa que alertamos a qualquer cliente é: o INPI nunca envia notificações diretamente a ninguém, menos ainda boletos de cobrança. Todas as comunicações da entidade são feitas através de suas publicações oficiais e os boletos são todos gerados via sistema pelo próprio interessado ou pelo profissional por ele contratado. Assim, recebeu qualquer boleto, não pague e nos envie na hora para que possamos catalogar todos os que seguem essa prática. E informe isso a todos os funcionários responsáveis por pagamentos.
Na dúvida, entre em contato imediatamente com o profissional que acompanha seu processo e ele(a) vai te auxiliar em como proceder.
Você já recebeu algum boleto como esse durante o seu processo? Nosso cliente que mais recebeu, chegou a colecionar 8 cobranças indevidas. E você?
Deixe sua opinião ou pergunta