FAQ

Algumas perguntas frequentes sobre o registro de marcas.

O investimento para se obter o registro de marca é alto?

Não é. O investimento total do registro de uma marca custa muito menos do que você imagina e vai trazer segurança ao patrimônio de sua empresa, proteger todos os investimentos feitos até o momento e garantir uma série de direitos, inclusive novas fontes de geração de receita.

Já existe uma marca igual a minha registrada. Posso fazer algo?

Existem situações onde duas ou mais marcas similares podem coexistir. A primeira delas é quando tratam de serviços/produtos de classes diferentes. Mas há outras situações e cada caso é único. Mande uma mensagem pra gente na seção de contatos que podemos te ajudar a analisar o caso.

Sou designer e meu cliente está insistindo numa marca já registrada. O que posso fazer?

Mostre pra ele o nosso blog. Nele conversamos sobre o que pode acontecer em situações como essa. Ou entre em contato conosco. Em algumas situações é possível registrar essa marca.

Quero abrir uma rede de franquias. Preciso ter a marca registrada?

Sim, registrada ou em processo de registro. Indicar o status da marca junto ao INPI é um dos requisitos apontados pela lei n. 8955/94 na Circular de Oferta de Franquia. Além disso, é imprescindível registrar a autorização de uso da marca junto ao INPI.

Posso fazer o processo de registro de marca por conta própria?

Sim, o próprio interessado pode fazer o registro e vamos dar várias dicas no nosso blog de como fazer o processo. Contudo, cabe ressaltar que se trata de um processo que dura entre 2 a 3 anos, deve ser acompanhado semanalmente e possui uma série de detalhes e pormenores que muitas vezes passam despercebidos por quem é leigo no assunto e já tem uma série de outras preocupações.

Tenho outra pergunta!