Quando o Especialista em Registro de Marca Garante mais Segurança e Resultados para seu Negócio?
Dar nomes é uma tarefa difícil. Quem já teve de escolher o nome de um filho, do time de futebol no campeonato da firma ou para o personagem do jogo online sabe o quanto a tarefa pode ser dolorosa.
Escolher a marca de um empreendimento é outra destas situações em que mil possibilidades estarão à sua frente e irão te acompanhar e determinar muito dos acontecimentos da sua vida pelos próximos anos. Esta é uma das situações quando o especialista em registro de marcas pode garantir mais segurança e resultados para seu negócio. Te ajudando, assim, a escolher uma marca que você vai poder chamar de sua!
Neste texto, mostraremos como este profissional pode te ajudar, de acordo com cada etapa de maturação de seu empreendimento.
1. Antes da Constituição da Empresa
Este é um momento importante em qualquer tipo de empreendimento. Ter o auxílio de vários profissionais é super importante para o ampliar as chances de sucesso do negócio. Contadores auxiliando com as burocracias da abertura da empresa, arquitetos cuidando da reforma do imóvel, profissionais de branding, marketing e design, se debruçando sobre a marca e a apresentação do novo empreendimento.
Neste momento, consultar o especialista em registro de marca, também conhecido como profissional da propriedade industrial, é uma das atitudes mais sensatas a fazer. Será ele o único capacitado a analisar se a marca com a qual você vai trabalhar não possui qualquer impedimento ao registro.
Somente ele pode garantir que você não está investindo todos estes recursos em uma marca que já foi registrada por outra empresa ou que nunca conseguirá o registro por enquadrar em algum dos incisos do art. 124 da Lei 9.279/96.
Iniciar um empreendimento, e perceber alguns meses depois que será necessário alterar a marca, toda a comunicação e design por causa de um descuido é um prejuízo para qualquer negócio. Que muitas empresas não conseguem superar.
2. Empresa já Constituída e Funcionando
Digamos que sua empresa já está funcionado há alguns meses, ou anos. E está conseguindo sobreviver frente a todos os desafios proporcionados pelo mercado. Ah, você também nunca buscou se informar sobre registro de marca. Sempre pensou que era um investimento que estava longe da sua realidade.
Bem, temos boas notícias! A primeira é que mesmo com um negócio andando ainda é possível buscar o registro de sua marca. Na realidade, HOJE é sempre o melhor dia para fazê-lo. Afinal, deve ter alguém com a mesma ideia registrando a marca neste exato momento.
A segunda boa notícia é o que o custo é muito mais baixo do que as maioria das pessoas imagina. Assim, se torna possível encaixar no orçamento de empresas de todos os portes.
“E se alguém já tiver registrado uma marca parecida com a minha? Vou ter que fechar meu negócio ou mudar de marca?” – você se pergunta. A resposta é que provavelmente não.
O especialista em registro de marca vai te ajudar a encontrar a melhor saída de acordo com a situação. Ele vai analisar com você todas as opções, e te apresentar as possibilidades antes de chegar a alteração da sua marca. Esta pode ser a única opção de fato. No entanto, a verdade é que em 90% das situações é possível resolver os casos “mais graves” sem precisar dessas mudanças.
Quando se trata de iniciar o processo de registro de marca, lembre-se o tempo corre e quem age primeiro, age com mais liberdade de opções. ; )
3. Pensando em Expandir
Este é um momento delicioso de se estar quando se é um empreendedor.
As coisas vão bem, o negócio está consolidado e operando perto de sua capacidade plena. Você começa a pensar em expandir, seja através da atuação em novas áreas, seja através do sistema de franquias ou licenciando a marca para terceiros.
Neste momento, o especialista do registro de marca vai poder te ajudar pesquisando qual a melhor classe para registrar sua marca. Assim, seu empreendimento pode garantir uso exclusivo, sem impedimentos. Também, buscando o registro de sua marca nestas novas áreas, é possível realizar o registro de contratos de franquia ou averbação de contratos de licença de uso de marca junto ao INPI, assim como a cessão de titularidade de marcas.
Este profissional pode atuar como um importante aliado na gestão de todo patrimônio intelectual industrial de sua empresa. Inclusive, mostrando a você novas áreas que poderiam ser exploradas com o mínimo de investimento, gerando novas fontes de receita (algumas das quais citamos em nosso material gratuito 5 estratégias para construir uma marca de sucesso).
Conclusão
Como apontamos neste texto, o profissional especializado em registro de marca pode ser um aliado de peso nas mais diversas fases de seu empreendimento. Com seu conhecimento, é possível ganhar mais segurança, know-how e insights valiosos. Garantindo, assim, o melhor para a gestão do patrimônio intelectual industrial de sua empresa.
Pronto para gerar mais resultados com o seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as dúvidas.
Deixe sua opinião ou pergunta